Nosso Blog

Simples Nacional: saiba quais são as vantagens e desvantagens

Compartilhe esse Post:

No momento da abertura de uma empresa, a definição do regime tributário que sua empresa se encaixa. Atualmente, muitos regimes existem para auxiliar ambas as partes – o empreendedor e o Governo – a fim de simplificar o processo de tributação e evitar erros.

O Simples Nacional é um dos regimes tributários para micro e pequenas empresas. Caso você esteja iniciando as atividades do seu negócio e pretenda começar como microempreendedor, por exemplo, apostar no Simples Nacional é uma ótima maneira de garantir vantagens em emissões e benefícios.

Quer saber mais sobre como funciona o Simples Nacional? Continue lendo este artigo que falaremos sobre tudo o que você precisa saber.

Boa leitura!

Regime tributário: o que é e os principais tipos

Antes de tudo, devemos ter em mente o que é o regime tributário e a diferença entre as principais alternativas para você iniciar sua empresa conforme o porte e a viabilidade adequada conforme o montante de arrecadação.

Existem diferenças entre o regime tributário e o porte da empresa, inclusive é um dos principais erros dos empreendedores de primeira viagem. O regime tributário é um conjunto de leis destinadas ao controle do pagamento dos tributos obrigatórios. Conforme o regime tributário da empresa os valores a serem pagos são enviados.

Esses são os principais regimes tributários: 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Falaremos mais sobre o Simples Nacional no decorrer do artigo, mas abordando brevemente sobre o Lucro Real e Lucro Presumido, o primeiro necessita de dois cálculos: do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL sobre o lucro registrado pela empresa enquanto ela estiver em atividade porém sem a necessidade de apuração legal.

Agora, falando sobre o Lucro Presumido, a empresa já precisa registrar seu lucro com base numa taxa fixa, mas não abandona a necessidade de estar atento, pois esta taxa pode sofrer alterações ao longo do tempo conforme o tipo da empresa.

A apuração do lucro

O Lucro Presumido, assim como o Simples Nacional, é um regime simplificado que, mediante uma tabela predefinida, é aplicado um percentual definido legalmente sobre a quantia arrecadada das vendas, independente da apuração do lucro e variando conforme o segmento da empresa.

Entretanto, falando de lucro real, podemos dizer que é um regime bem mais complexo, e de acordo com a Receita Federal, é entendido como o próprio lucro tributável, apurando o Imposto de Renda de modo diferente ao contábil. Por conta disso, a tributação das alíquotas acontece somente após a apuração do lucro ao invés do faturamento.

Por mais que um tanto complexo se comparado aos demais regimes tributários, há a conclusão de que com o Lucro Real existe uma apuração mais justa, visto que o que é apurado de fato é obtido, ao invés de apenas se guiar em prospecções.

Simples Nacional: como funciona e quais os seus benefícios

Quando falamos de Simples Nacional, abordamos um regime tributário com o intuito de gerar praticidade e visa descomplicar a tributação para micro e pequenas empresas, criando um sistema unificado de recolhimento tributário e trazendo mais facilidade para os empreendedores.

Nem todas as empresas estão aptas para realizar os seus registros como Simples Nacional por diversos fatores, como por exemplo:

  • Existe a limitação do faturamento, onde o teto é de até 4,8 milhões;
  • Se houver um quadro societário, deve possuir apenas pessoas físicas como sócios;
  • Não ser uma sociedade por ações;
  • Não possuir sócios que morem no exterior;
  • Não possuir débitos com a Receita Federal, Estadual, Municipal ou de Previdência;
  • Micro Empresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Caso você se encaixe e esteja habilitado a registrar sua empresa como Simples Nacional, o primeiro benefício é que a cobrança dos impostos é feita de maneira simplificada em comparação aos outros regimes.

Além da simplificação da cobrança, você também tem acesso a benefícios em licitações e quando precisar exportar produtos. Veja outros benefícios do Simples Nacional:

  • Não há a necessidade de certificação digital se a empresa tiver até cinco colaboradores;
  • Contabilização simplificada com isenções em taxas e impostos;
  • Tributação Simples Nacional, que são diversas atividades menos tributadas e com alíquota definida com base na atividade da sua empresa.

Conte com uma empresa especializada

Agora que você já entendeu sobre o Simples Nacional e outros regimes tributários, que tal contar com a ajuda de quem tem experiência com tributação e gestão fiscal? Torne sua empresa referência com a Fegma gerindo seus impostos e fique livre para cuidar de outras áreas do seu negócio.

Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer a sua empresa decolar!

Receba nossas Notícias em Primeira mão!

Get updates and learn from the best

Outras Notícias

Precisa de Ajuda?

Entre em contato com os Nossos Consultores Fiscais!

Iniciar Chat
Fale com nossos consultores agora!
Olá 👋
Precisa de ajuda?